Resolvi começar fazer posts de DIY’s para vocês. Eu anotei alguns que eu queria fazer e conforme vou fazendo vou tentar fotografar o passo a passo. Como eu faço tudo sozinha algumas coisas ficam complicadas de fotografar, mas vou tentar explicar tudo de uma forma fácil para todas conseguirem fazer.
Para estreiar a tag resolvi fazer algo fácil, que eu estava querendo fazer a algum tempo, e eu gostei muito do resultado. Um fichário decorado com recortes de revista e no seu estilo, para anotar planejamentos, etc. Vamos lá?
1. Revistas
2. Fichário (encapado com folha sulfite)
3. Cola Bastão
4. Tesoura
5. Papel Contact Transparente
 
1º Passo: Você vai começar procurando imagens divertidas, ilustrações ou qualquer coisa relacionada ao que você curte, para colar na capa do seu fichário. Eu recortei várias coisas relacionadas a moda e maquiagem.
Uma ótima escolha é recortar frases e letras como eu fiz, recortando os nomes de algumas marcas, pois esses recortes ajudam a cobrir partes que ficam em branco da montagem.


2º Passo: Antes de sair colando tudo monte a capa, contra capa e a lateral colocando as imagens por cima para que fique como você quer. E antes de retirar tudo para colar imagem por imagem você pode tirar uma foto para copiar do resultado e não se perder na hora que estiver colando.
3ºPasso: Com a cola bastão cole todos seus recortes, fazendo com que o resultado fique igual a montagem que você quer. Passe a cola com cuidado para não rasgara folha de revista e cole bem firme passando os dedos para não formar bolha.
4ºPasso: Com cuidado, você pode pedir ajuda de alguém, encape com papel contact transparente para futuramente os recortes não ficarem descolando ou ficarem amarelados. Mas com muita paciência, porque o papel contact depois que grudou não tem como retirar e arrumar, pois senão você acabará rasgando tudo, então vai colando por parte e passando os dedos para não formar bolha.
Bom depois de tudo seu fichário estará pronto para uso e no seu estilo, mostrando sua personalidade. E o legal é que em fichário você pode colocar várias coisas, imprimir planners furar as folhas nas laterais e colocar, você pode montar do seu jeito, com folhas e separadores da sua escolha!
Eu resolvi enfeitar mais um pouco por isso vou mostrar aqui também o passo a passo e materiais que usei para enfeita-lo, mas isso fica a sua escolha, aqui vai apenas uma idéia.


1. Fichário Decorado
2. Cola com Glitter (eu escolhi prateada)
3. Cola Bastão
4. Tesoura
5. Papéis de Fichário Decorados (escolhi do Pooh e Jonny Bravo)
6. Fita
7. Folha Separadoras
8. Folhas Impressas (com o desenho que quiser)
 

1º Passo: Você vai medir certinho os espaços de dentro do fichário e recortar as folhas impressas e decoradas do tamanho que quer que cubra a área de dentro. E com a cola bastão colar certinho.


2º Passo: Com a cola em glitter e ajuda de um pincel ou com os dedos (eu usei pincel) você vai passar no meio, onde fica a dobra do fichário. A cola glitter é meio transparente então eu usei umas 5 camadas, você passa a primeira e espera uns 5min. para secar e logo passa a segunda, e assim por diante.
3º Passo: Com a cola bastão ou uma cola mais reforçada (como preferir) você cola a fita no topo, assim você poderá marcar páginas importantes no seu fichário. Primeiro cole a fita como na primeira imagem e depois passe cola na parte de dentro dela e junte com o restante para que em cima fique dobrada e fique com um acabamento melhor. Deixe a fita no tamanho que quiser, eu deixei a minha compridinha para aparecer quando o fichário estiver fechado.
4º Passo: E para finalizar coloque os separadores e folhas de fichários como quiser dentro do fichário. Nas abas do separados você pode escrever e colar um pedaço de folha sulfite ou etiqueta, fica a sua escolha. Eu usei uma etiqueta branca que tinha em casa.
Para fazer o separador eu comprei uma folha grande rosa metálica e medi os tamanhos das folhas de fichários para ficarem na mesma medida, recortei todas e fiz as abinhas com a própria folha, e para finalizar usei um furador para fazer os buraquinhos para encaixar no fichário.
O resultado com canetas fotogênicas Stabilo e minha caneta preta de embalagem rosa (que minha tia me deu, e eu amei!), que uso para enfeitar e escrever nas folhas. Pode ser algo trabalhoso, porém é caprichado e super útil para deixar na sua mesa de escritório, organizar suas tarefas do dia, coisas do blog, pagamentos, fazer planilhas, enfim, é um modo de se organizar e deixar tudo com a sua cara, claro.
Espero que vocês tenham gostado e aguardem muitos outros DIY’s aqui no blog. Caso você tenha idéia para um, deixe por comentário ou email (mefornazari@ohceus.com), eu ficarei super feliz em receber sugestões.